
Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação
Primeiro Gre-Nal de 2025 terminou empatado

Grêmio e Inter começam a decidir quem será o campeão gaúcho de 2025 neste sábado (8). A dupla Gre-Nal se enfrenta na Arena do Grêmio, às 17h45min.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Tricolor busca fazer valer o mando de campo e garantir uma vitória no jogo de ida. Para isso, a expectativa é de casa cheia, com estimativa de até 50 mil torcedores no estádio gremista.
O Colorado quer manter a invencibilidade no Gauchão e abrir vantagem para o jogo de volta, no Beira-Rio, no domingo (16). O time de Roger Machado conta com retornos importantes para a equipe.
Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o confronto
Suspensos e dúvidas no Grêmio
Com a terceira melhor campanha da primeira fase, o Grêmio chegou a final do Gauchão depois de uma semifinal repleta de polêmicas contra o Juventude.
Para o Gre-Nal da decisão, além de Jemerson, suspenso, o Grêmio não poderá contar com seu técnico na beira do campo. Gustavo Quinteros foi expulso pelo árbitro santa-mariense Anderson Daronco, depois de agredir o atacante Ênio, em confusão nos minutos finais da partida contra o Juventude. Quem assume a casamata é o auxiliar Leandro Desábato.
Outra ausência confirmada é o volante Gustavo Cuellar. Quem deve preencher seu espaço no time titular é Camilo, mas Dodi também pode pintar como surpresa. Não se sabe também se Cristaldo e Monsalve continuarão juntos no meio-campo titular. No ataque pela esquerda, Pavón pode aparecer no time, já que Amuzu segue como dúvida.
Uma provável escalação tem Tiago Volpi; João Pedro, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo (Dodi), Villasanti, Cristian Olivera, Monsalve e Pavon (Cristaldo, Amuzu); Braithwaite.
Trio colorado à disposição de Roger
Diferente do rival, o Inter chegou ao clássico decisivo com maior tranquilidade. O Colorado está invicto na competição e passou pelas semifinais ao vencer os dois jogos contra o Caxias.
Para animar ainda mais o seu torcedor, Roger Machado deve ter o retorno das três grandes referências do meio campo e do ataque colorado. Alan Patrick e Wesley, que ficaram de fora das últimas três partidas do Inter no Gauchão, devem voltar ao time. Porém, a expectativa é de que apenas o meia deve estar na equipe titular.
O atacante Borré, ausente das semifinais, também deve estar à disposição. Resta saber se o treinador colorado optará pelo colombiano ou por Enner Valencia. Outra dúvida de Roger é se ele poderá contar com Bruno Henrique.
Uma provável escalação tem Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Ronaldo), Vitinho, Alan Patrick e Carbonero; Enner Valencia.
Leia também:
- Saiba quais alimentos podem ficar mais baratos após o governo federal adotar a tarifa zero de importação
- Calor intenso antecede a chegada de frente fria no Estado; confira a previsão do tempo para o fim de semana
- UFSM Futsal promove avaliação para equipes masculina e feminina de futsal
Arbitragem de fora
Alvo de polêmicas e discussões durante todo o campeonato, a arbitragem tem novidade para a grande decisão. Depois de não intervir em lance de possível pênalti em Monsalve, no primeiro jogo entre Grêmio e Juventude, foi decidido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) que o VAR das próximas partidas seria de fora do Estado.
Nesta semana, a entidade anunciou que, para as finais, o quadro inteiro de arbitragem será de outras federações e do quadro FIFA. Para o primeiro confronto entre Grêmio e Inter, o encarregado será Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, que terá como assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Bruno Boschilia (PR) como assistentes. A árbitra de vídeo será Daiane Muniz (SP).
O confronto em números
O clássico deste sábado é o de número 445 entre os dois clubes. Este será apenas o décimo sexto Gre-Nal que decidirá uma final de Gauchão. O baixo número se deve aos diferentes formatos adotados ao longo dos anos. Vale lembrar também que até 1960 o campeonato era regionalizado, o que impossibilitava finais entre os dois times de Porto Alegre. O Grêmio leva pequena vantagem nas finais do Campeonato Gaúcho contra o Inter: são oito títulos para o Tricolor e sete para o Colorado.
Os gremistas também buscam igualar o recorde de oito títulos consecutivos do rival. Entre 1969 e 1976, o Inter chegou ao octacampeonato. Já os colorados querem impedir a maior seca de títulos gaúchos da dupla Gre-Nal. Caso não leve o título, o Inter chegará a nove anos sem vencer.
Os números também se aproximam no recorde de títulos estaduais. Até o momento, o Inter possui 45 conquistas, contra 43 dos tricolores. O Colorado também leva vantagem nos confrontos entre as equipes na história do Gauchão: são 59 vitórias contra os 55 triunfos do Grêmio, além de 64 empates.
Este será o segundo Gre-Nal do ano. No primeiro confronto, válido pela primeira fase, houve empate por 1 a 1, com gols de Braithwaite, para o Grêmio, e Fernando, para o Inter.
Serviço
GRÊMIO x INTER
- Onde – Arena do Grêmio, Porto Alegre
- Data – sábado (8)
- Horário – 17h45min
- Transmissão – RBS (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)